Foto acima: Vista da cidade de São Paulo, c. 1839 - Litografia Richards e Van Ingren Snyder. In: MOURA, Carlos Eugênio M. Vida Cotidiana em São Paulo no século XIX. São Paulo: Ateliê Editorial/Unesp/Imprensa Oficial, 1998, p. 370. Ao lado, o Brasão do Estado de São Paulo.
=================================================================================================

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Adelino Gomes de Andrade

Desde quando comecei estudar a genealogia de minha família, me interessei pela história da Justiça e pelos contos antigos da cidade de São Paulo. Primeiro, porque sou advogado e eterno estudioso. Segundo, porque meu bisavô paterno, Adelino Gomes de Andrade (pai de minha avó), era um homem de confiança do Estado de São Paulo, e muitas histórias foram transmitidas pelas gerações da minha família.

Adelino Gomes de Andrade. Funcionário de confiança do Estado de São Paulo, nos idos tempos em que a Capital era chamada carinhosamente de "Cidade Imperial de São Paulo". Nascido no ano de 1859, falecido no ano de 1921. Sua morte foi uma surpresa para todos, misteriosa e silenciosa.

Foi casado com Alzira das Dores, que por sua vez era filha de Dona Maria Gabriella das Dores (Senhora muito respeitada nos círculos paulistanos). Tiveram quatro filhos: Eduarda, Ismênia, Zilda (minha avó paterna) e Jorge, o bravo herói da revolução do ano de 1932. Ficou famosa a sua despedida para a guerra. Mais tarde falarei sobre ele e seus filhos. Muita história para contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário